sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Duda Stacciarini e Tia Denise Cristina Ferreira Gomes:


E a Matemática, como é que fica?



Oi galerinha!! Esta semana contei com a ajuda da minha professora DENISE CRISTINA FERREIRA GOMES, ou simplesmente, Tia Denise. Ela é minha professora de Matemática e adora dar aulas e ensinar. Sempre muito carinhosa, atenciosa e companheira.

A profissão de professora sempre foi e será importante para a todos. Seremos um dia o que alguma educação nos fez e ajudou a formar.

Tia Denise, a nossa professora estudiosa. Exemplo a ser seguido. Estuda muitoooo! Nunca deixou de fazer cursos e se especializar na área que ela escolheu para ser a sua profissão. Sabemos que especialização não é necessário no ensino fundamental, sua busca é uma tarefa do próprio professor.

A importância e o reconhecimento da profissão de professor enquanto preocupação das políticas públicas em escala mundial é relativamente recente. Começou em 2.003 mais ou menos.


A profissão de professora nunca vai acabar, o professor é uma presença importante na vida de todos! Apesar de ser uma profissão difícil, vale à pena ser professora!

Estou aprendendo muito. A matemática esta presente em tudo na nossa vida. Até na receita do bolo. Olhe que legal o que ela me disse:

Olá, pessoal! No 4º ano as crianças estão consolidando a alfabetização, etapa importantíssima de suas vidas, mas e a Matemática? Pode ser deixada para depois? Como é que fica?
O que será que quer dizer alfabetização? E alfabetização matemática? Podemos estabelecer alguma relação entre as duas?
O conceito de alfabetização é um conceito social, e como tal, muda com o tempo e o desenvolvimento das sociedades. Assim, o que é válido para uma determinada época ou grupo, pode não ter a mesma aceitação em outros tempos e espaços.

Para a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – uma pessoa é funcionalmente alfabetizada quando ela adquiriu o conhecimento e habilidades em leitura e escrita que a capacitam a engajar-se efetivamente em todas as atividades nas quais a alfabetização é normalmente suposta em sua cultura ou grupo.

O mesmo podemos dizer quanto à matemática. Ser numeralizado significa mais que conhecer e operar números, é preciso ser capaz de pensar, discutir e agir criticamente sobre eles (ao analisar um gráfico, por exemplo), sobre as representações geométricas e suas convenções (como instrumentos e unidades de medidas), adotadas em sua cultura.

Enfim, é preciso ser capaz de interagir ativamente com seu grupo, na forma por ele estabelecida, do que é matemática, por exemplo:
* se você é um índio, precisa saber lidar com a Matemática que sua tribo utiliza;
* se você mora em uma aldeia de pescadores, no Nordeste brasileiro, e ao mesmo tempo convive com pessoas que residem em outras localidades, precisará lidar com a matemática utilizada em sua aldeia e também com a matemática utilizada pelas outras pessoas.

Podemos afirmar então que estar alfabetizado matematicamente é tornar-se capaz de pensar e agir com conceitos matemáticos. Muitos deles você certamente utiliza: algarismos, numerais, somar, subtrair, multiplicar, dividir, medir, trocar, a idéia de fração, de número, entre outros.

Contudo, não basta conhecê-los, esses conceitos devem estar relacionados às situações nas quais possam ser usados para que possamos entender a lógica dessas situações e possamos ser capazes de escolher as ferramentas apropriadas da matemática para saber se tem dinheiro suficiente para comprar um jogo, saber quanto de tecido será necessário para aquele vestido da boneca (ou será do seu?) entre outros exemplos.

Você deve ter percebido que a alfabetização matemática, assim como a aprendizagem da leitura e escrita, é um processo que acontece aos poucos.
Com o contato contínuo, vamos nos aprimorando na arte de ler, escrever e fazer matemática.

Então, nada de preguiça! Seja curioso ou curiosa, procure sempre entender, saber o motivo pelo qual você usa esta ou aquela ferramenta matemática, assim você estará sempre aprendendo e descobrirá um belo modo de se ver o mundo.





PARABÉNS TIA DENISE!

OBRIGADA POR FAZER PARTE DA NOSSA VIDA.


POWER DICA: minha Power diga da semana é ótima!! Um jeito simples e prático de aprende a tabuada do número 9. Prestem atenção aos números e nas cores e veja que estão todos em ordem.

1x9=09
2x9=18
3x9=27
4x9=36
5x9=45
6x9=54
7x9=63
8x9=72
9x9=81
10x9=90



Curiosidade:
Vocês sabiam que esse símbolo que esta na moda é um símbolo da matemática?? O símbolo do infinito.


0 comentários:

Postar um comentário